O Dia de São Valentim, conhecido por Dia dos Namorados é uma data muito especial na qual se celebra a união entre casais sendo comum a troca de presentes.
Em Portugal, esta data comemora-se a 14 de Fevereiro.
História:
A história de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim.
O Bispo valentim lutou contra as ordens do Imperador Claudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Continuou celebrando casamentos, apesar da proibição do imperador.
A pratica foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens enviaram-lhe flores e bilhetes dizendo que acreditavam no amor.
Apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão.
Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como "seu namorado" ou "de seu Valentim".
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data da sua morte -14 de Fevereiro - também marcaa véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma Antiga em Honra de Juno (Deusa da Mulher e do Matrimónio) e de Pan (Deus da Natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade indo bater em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário